logo RCN

Águas de Joinville recebe aprovação para financiamento milionário junto ao BID

  • Foto: Prefeitura de Joinville / Divulgação -

Com aprovação do Senado, Companhia Águas de Joinville garante recursos para obras de esgoto e abastecimento de água na cidade

Joinville alcança um marco importante na busca pela universalização do tratamento de esgoto e melhoria no abastecimento de água com a aprovação, pelo Senado Federal, do contrato de empréstimo de US$ 128 milhões - cerca de R$ 627 milhões - junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). A Companhia Águas de Joinville, responsável pelas obras, aguardava esse passo crucial para dar continuidade aos projetos essenciais para a cidade.

O financiamento, uma conquista celebrada pelo prefeito Adriano Silva, representa uma oportunidade ímpar para a cidade avançar em infraestrutura e atender às necessidades básicas de saneamento.

"O financiamento junto ao BID garante a continuidade das obras da Águas de Joinville que são muito importantes para alcançarmos a universalização do tratamento de esgoto aqui na nossa cidade", enfatizou o prefeito.

O processo para obter este recurso teve início em novembro de 2021, com o preenchimento da Carta Consulta. Após passar por diversas etapas de aprovação no âmbito do Governo Federal, o processo foi encaminhado pela Casa Civil para o Senado Federal em 17 de novembro deste ano.

No Senado, o pedido de autorização contou com o apoio do relator, o senador Esperidião Amin, e foi aprovado na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) e, posteriormente, na plenária.

Com a aprovação do Senado, etapa final nos trâmites de aprovação, a assinatura do contrato é esperada ainda em 2023, com o recurso liberado para as obras a partir de 2024.

Sidney Marques de Oliveira Junior, diretor-presidente da Companhia Águas de Joinville, ressaltou a importância do aporte do BID para avançar nas obras rumo à universalização dos serviços de esgotamento sanitário na cidade.

"O recurso será fundamental para avançarmos ainda mais nas nossas obras rumo à universalização dos serviços de esgotamento sanitário em Joinville. Além disso, projetos no sistema de abastecimento de água e voltados à redução de perdas também serão contemplados no financiamento", afirmou Sidney Marques.

Os recursos financiados pelo BID serão destinados a uma série de projetos e obras no Programa de Saneamento Básico Sustentável de Joinville (PROSAJ). Dentre eles, destacam-se a ampliação do sistema de tratamento de esgoto do complexo Jarivatuba, a expansão da futura Estação de Tratamento de Esgoto do Vila Nova para atender também o bairro Morro do Meio, melhorias no sistema de esgotamento sanitário e implantação do novo Sistema de Abastecimento de Água Piraí Sul, além de melhorias em estações de bombeamento de água.

Estima-se que as obras de esgoto beneficiem aproximadamente 160 mil pessoas, enquanto as de água atinjam cerca de 170 mil cidadãos.

Chuvas em SC: municípios começam a receber donativos arrecadados Anterior

Chuvas em SC: municípios começam a receber donativos arrecadados

TSE empossa novo relator de ações relacionadas às eleições de 2022 Próximo

TSE empossa novo relator de ações relacionadas às eleições de 2022

Deixe seu comentário